Sustentabilidade

Saúde

Caminhos para a Saúde

O Instituto CCR, responsável pela gestão de investimento social do Grupo CCR, ampliou o seu tradicional programa ‘Estrada para a Saúde’, criado há mais de 20 anos. Inicialmente voltado ao acompanhamento da saúde dos caminhoneiros e caminhoneiras, o programa foi rebatizado em 2022, e, agora, se chama Caminhos para a Saúde, com o objetivo de expandir os serviços gratuitos de saúde para novos públicos.

Com a reestruturação, o programa passa a oferecer em novas ações serviços de saúde também para outros públicos, como ciclistas, motoristas e passageiros, além dos profissionais do volante, que serão alcançados com a realização de exames de saúde, apoio à saúde emocional, ações de segurança viária, além de campanhas e ações preventivas e de bem-estar.

Para os caminhoneiros e caminhoneiras, os atendimentos continuam ocorrendo em pontos fixos dos trechos das concessionárias CCR RioSP, CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, e CCR ViaSul (consultório odontológico), além de itinerantes, na CCR SPVias e CCR ViaSul. Todos os serviços são realizados gratuitamente por uma equipe multidisciplinar.

Nesses pontos fixos, são oferecidos serviços variados, como consulta odontológica (tratamento preventivo, limpeza e restauração), exames de glicemia, colesterol e pressão arterial, acuidade visual, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e serviços como corte de cabelo, massagem bioenergética e cuidados com os pés.

 

Na Via Dutra, os serviços disponibilizados aos profissionais são oferecidos desde 2008, quando foi inaugurado o espaço para atendimento odontológico. Já em agosto de 2020, foi inaugurado o ponto fixo do Estrada para a Saúde, que além do atendimento dentário, passou a contar com os atendimentos médicos e de enfermagem.

No ponto fixo do Programa Estrada para a Saúde, na via Dutra, o caminhoneiro pode realizar exames de glicemia, colesterol, pressão arterial, acuidade visual e cálculo de massa corpórea. Além disso, o caminhoneiro tem à sua disposição tratamentos odontológicos preventivos, como aplicação de flúor, restauração, raspagem de tártaro e extração simples. 

No ano passado, de janeiro a dezembro, foram 3.090 procedimentos realizados com os motoristas profissionais. Foram 1.364 procedimentos odontológicos (diagnóstico, prevenção e restauração dental) e 1.726 procedimentos médicos (índice de massa corpórea, consulta médica, exame de vista, verificação da pressão arterial, teste de glicemia e colesterol). Em relação aos procedimentos, um único atendimento ao caminhoneiro pode gerar mais de um procedimento.

Serviço 
Estrada para a Saúde na via Dutra

Onde: km 82 da pista sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP). 
Atendimento Odontológico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h
Atendimento de Enfermagem: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 
Atendimento Médico: de terça a quinta-feira, das 13h às 16h.