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Perguntas Frequentes

Esclareça suas principais dúvidas sobre os serviços, operações e outras informações sobre a CCR RioSP.

Se sua dúvida não for esclarecida, você pode entrar em contato com a concessionária por meio do nosso Fale Conosco.

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Quais os telefones de outras concessionárias e de serviços úteis?

CCR AutoBAn, 0800 055 5550 
CCR ViaOeste, 0800 701 5555
CCR Ponte, (21) 2620-9333
CCR Via Lagos, 0800 702 0124
CCR ViaCosteira 0800 255 55 50
CCR ViaSul 0800 000 0290
Renovias, 0800 055 9696
Dersa, 0800 55 5510
Autovias, 0800 707 9000 
Intervias, 0800 707 1414
Centrovias, 0800 17 8998
SPvias, 0800 703 5030
Rodovia das Colinas, 0800 703 5080
Ecovia dos Imigrantes, 0800 19 7878 
Tebe, 0800 55 1167
Triângulo do Sol, 0800 701 1609 
Vianorte, 0800 701 3070
Concer, 0800 282 0040
CRT, (21) 2777-8300
Lamsa, (21) 3296-3697
Rota 116, 0800 282 0116
Ecopistas, 0800 777 0070
Autopista Fernão Dias, 0800 283 0381 
Autopista Régis Bittencourt, 0800 709 0116
Autopista Fluminense, 0800 282 0101

Tive o meu veículo danificado enquanto utilizava a rodovia, como faço para solicitar ressarcimento?

Fase 1

Realize a formalização da solicitação de ressarcimento por meio dosite: www.ccrriosp.com.br/contato e registre o seu pedido, selecionando Motivo e clicandoem "Solicitação". Posteriormente, selecione o assunto "Ressarcimento". Será gerado um número de protocolo, para acompanhamento do processo. Informar a descrição dos fatos no campo "Mensagem" (detalhar placa, marca e modelo), comum breve resumo do que ocorreu, informando o trajeto (origem/destino) e especificando o local, data, horário aproximado, km, sentido e rodovia da ocorrência. Informar se foi ou não atendido pela CCR RioSP. Após o cadastro no site, solicitamos enviar-nos:

  • Cópia do Certificado de Propriedade do Veículo;o
  • Cópia da Carteira Nacional de Habilitação do condutor do veículo;
  • Cópia do Boletim de Ocorrência ou Declaração de Acidente de Trânsito, elaborado pelaPolícia Rodoviária Federal.

A documentação deve ser direcionada para o e-mail: pedido.riosp@grupoccr.com.br (nocorpo ou assunto do e-mail, informar o número do protocolo gerado no cadastro dopedido no site). Informamos que nossa capacidade de recebimento de anexos ao e-mail éde até 40 MB. Importante destacar que o envio da documentação não garante que a solicitação seráconsiderada procedente. Ela será analisada quanto à responsabilidade da CCR RioSP noevento, frente às obrigações contratuais que lhe cabem e o prazo para resposta é de até 30dias, a contar da data de chegada da correspondência à Ouvidoria. A CCR RioSP não solicita que o usuário fique com o veículo danificado durante o período de análise. Durante a análise, o usuário poderá ser direcionado para uma segunda fase.

Fase 2:

Para continuidade do procedimento, a  CCR RioSP solicitará o envio de três orçamentos ou, caso o reparo já tenha sido executado, cópia da nota fiscal e recibo de pagamento. Ressaltamos que o envio dessa documentação não garante que o pedido de ressarcimento será deferido.

Obs.: Na ausência de algum item solicitado não será possível dar a continuidade na análise.

Quais os telefones dos postos da Polícia Rodoviária Federal ?

Via Dutra (BR-116).
Trecho Fluminense

  • Rio de Janeiro: (21) 3503-9000 / (21) 3503-9002
  • Serra das Araras: (24) 2431-5010 / (24) 2431-5078
  • Piraí: (24) 3320-6182
  • Barra Mansa: (24) 3328-1723
  • Volta Redonda - (24) 3328-5533
  • Resende: (24) 3360-9540 / (24) 3360-0991

Trecho Paulista

  • São Paulo: (11) 2795-2300
  • Bonsucesso: (11) 2480-4290
  • Arujá: (11) 4653-3592
  • São José dos Campos: (12) 3931-7088
  • Caçapava: (12) 3652-3011
  • Taubaté: (12) 3621-5011
  • Roseira: (12) 3646-1200
  • Aparecida: (12) 3105-4043
  • Cachoeira Paulista: (12) 3101-2815 / (12) 3101-2820
Onde fica a sede da CCR RioSP?
A sede da CCR RioSP está localizada no km 184,3 da Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido Rio de Janeiro, em Santa Isabel (SP) - CEP 07500-000, Caixa Postal 183.
PABX:(11) 2795-2400. 
Qual é o serviço prestado pela CCR RioSP?

Além da recuperação, sinalização e conservação da Rodovia Presidente Dutra e da BR-101 (Rio-Santos), a concessionária presta serviço de socorro médico e resgate de vítimas de acidentes, transportando-as até o hospital de referência mais próximo. A concessionária também remove veículos com problemas mecânicos e elétricos (retirados da rodovia e levados a locais seguros, onde os usuários podem acionar recursos próprios).

Quais as regras para construir às margens da rodovia/faixa de domínio?
As consultas sobre faixa de domínio e regras para construção às margens da rodovia devem ser feitas por escrito, com detalhes sobre a localização e natureza do futuro empreendimento, para:

CCR RioSP – Sede
Departamento Comercial e Marketing 
Rodovia Presidente Dutra, km 184,3
CEP 07500-000. Santa Isabel, SP
Caixa Postal 183 
Quais as formas de pagamento do pedágio?

A tarifa do pedágio nas seis praças administradas pela CCR RioSP, na Via Dutra, pode ser paga em dinheiro, cartão (crédito/débito) preferencialmente por aproximação, cheque, Visa Vale Pedágio, Cupom Dbtrans e por meio de pagamento eletrônico nas pistas automáticas.

Já a tarifa do free flow, na Rio-Santos, pode ser paga:

PAGAR COM TAG:
O sistema faz a leitura da TAG instalada no seu veículo e a tarifa é cobrada direto na sua fatura. Lembrando que com a TAG você tem descontos na tarifa que variam entre 5% e 70%. As TAGs são oferecidas pelas Operadoras de Pagamento Automático de Pedágio, que são empresas autorizadas pelas agência reguladora. Escolha a que melhor se encaixa com você e vai que vai.

NÃO TENHO TAG, COMO POSSO PAGAR?
O sistema faz a leitura da placa e o valor da passagem estará disponível para pagamento em até 48 horas. A tarifa deve ser paga em até 15 dias corridos por meio de cartão de crédito ou PIX nos canais abaixo:

  • Whatsapp (11) 2795-2238. No menu principal de atendimento digite a opção 4 para realizar o pagamento da tarifa do free flow;
  • App – CCR RioSP (IOS ou Android). Após baixar o APP, clique no banner do free flow e siga os passos para realizar o pagamento;
  • Site -clique aqui.

Como pagar presencialmente?
Inicialmente, o débito poderá ser pago em quatro bases operacionais da concessionária na BR-101, em dinheiro, cartão de débito e com Visa Vale Pedágio. Veja os locais:

  • Paraty: Km 550,3 – sentido São Paulo;
  • Angra dos Reis: Km 497,5 – sentido São Paulo;
  • Angra dos Reis: Km 471,4 – sentido Rio de Janeiro;
  • Mangaratiba: km 416,4 - sentido Rio de Janeiro.

Horário de funcionamento das bases para o recebimento da tarifa:
De 3ª a domingo, das 8h às 18h. Não será aceito recebimento às segundas-feiras.

Para saber mais sobre o free flow acesse o nosso site www.ccrriosp.com.br/freeflow

Como faço para emitir o DFE (Documento Fiscal Equivalente)?

Ressaltamos que o documento fiscal; recibo que é entregue atualmente nas praças de pedágio é suficiente para a prestação de contas de despesas. Se ainda assim desejar emitir o documento fiscal complementar, é necessário realizar um cadastro no link https://recibodopedagio.com.br/ccrriosp/ disponível no site da Concessionária e no site do Frre Flow - www.ccrriosp.com.br/freeflow. O prazo para inserção dos dados no portal do usuário é de 30 dias a contar a data da passagem do veículo pela praça de pedágio.

Como solicitar a liberação da passagem no pedágio de veículos oficiais locados?

De acordo com a Resolução 3916, publicada no Diário Oficial da União, os veículos oficiais contratados de prestadores de serviço terão que ser cadastrados para terem o direito à isenção.

Os ofícios de solicitação de pedágio deverão ser enviados para a Sede Administrativa da Concessionária  juntamente com os documentos abaixo:

- Cópia autenticada do Certificado de Licenciamento do Veículo (CLV);

- Cópia autenticada do contrato de locação dos veículos.

Endereço Sede Administrativa:

A/C: Gestão do Atendimento

Concessionária da Rodovia Presidente Dutra Km 184,3

Caixa Postal 183

Morro Grande, Santa Isabel-SP

CEP: 07500-0000

Onde ficam as bases do SOS Usuário da CCR RioSP?

Na Via Dutra, ss bases estão localizadas nos seguintes locais da rodovia:

São PauloBase 1 – km 230, pista sentido São Paulo
Base 2 – km 202, pista sentido Rio de Janeiro
Base 3 – km 156, pista sentido São Paulo
Base 4 - Km 117, sentido Rio de Janeiro
Base 5 – km 99, pista sentido São Paulo
Base 6 – km 52, pista sentido Rio de Janeiro
Base 7 – km 18, pista sentido Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Base 8 – km, 310 pista sentido São Paulo
Base 9 - km 291 pista sentido Rio de Janeiro
Base 10 – km, 258 pista sentido São Paulo
Base 11 - km, 227 pista sentido Rio de Janeiro

Já na BR-101 (Rio-Santos), as bases estão localizadas nos seguintes locais:

Base 1 -  km 392 -sentido SP
Base 2 -  km 416,400 - sentido RJ
Base 3 - km 451,700 - sentido SP
Base 4 - km 471,450 - sentido RJ
Base 5 -  km 497,500 - sentido RJ
Base 6 - km 524,300 - sentido RJ
Base 7 - km 550,300 - sentido SP
 Base 8- km 576,500 - sentido RJ
 Base 9- km 9+250 - sentido SP
 Base 10 - km 31+800 - snetido RJ

A CCR RioSP realiza a troca em caso de pneu furado na Via Dutra?

O colaborador do guincho da CCR RioSP possui autonomia para decidir se realiza a troca do pneu no acostamento da Rodovia ou se realiza a remoção para um posto de serviço para que o usuário acione recursos próprios. Esta decisão é tomada com base nas condições de segurança do local.

Para o cumprimento do contrato de concessão haverá desocupação da faixa de domínio?

A CCR RioSP, em parceria com as empresas NMC e ESG Urbes, elabora o plano de desocupação da faixa de domínio das rodovias BR-101 (Rio-Santos) e BR-116 (via Dutra), ambas sob administração da concessionária. Após a elaboração, o plano de desocupação será validado pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). O objetivo é identificar e cadastrar as ocupações dentro da faixa de domínio das duas rodovias, além de aplicar a Pesquisa de Vulnerabilidade Socioeconômica (PVS) das famílias. 

Na fase atual, as residências visitadas pelas empresas recebem uma notificação, etapa do Plano de Desocupação, conforme obrigação contratual, objetivando viabilizar a análise documental do imóvel. O plano de desocupação é necessário para execução das obras viárias previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) e segurança das famílias, além de levar em conta as premissas dos Programas de Reassentamento de 2022 do DNIT pautado no Padrão de Desempenho 5 da Corporação Financeira Internacional (IFC). O trabalho de desocupação da faixa de domínio da BR-101 e da BR-116 deve ser finalizado até o final do 5º ano de concessão (2027).

Dúvidas sobre o plano de desocupação na BR-116: O telefone da NMC Integrativa para mais informações é o (12) 99758-4486 (WhatsApp). O e-mail para contato é o social.ccrriosp@nmcintegrativa.com.br.

Dúvidas sobre o plano de desocupação na BR-101: O telefone da ESG Urbes para mais informações é o (24) 99918-3919 (WhatsApp). O e-mail para contato é o plantaosocial_riosantos@esgurbes.com.br.

Houve adaptação dos marcos quilométricos da Via Dutra?

A concessionária adaptou os marcos quilométricos da rodovia Presidente Dutra (BR-116) ao SNV (Sistema Nacional de Viação) de 2022, conforme obrigação contratual prevista no Programa de Exploração da Rodovia (PER) para o primeiro ano de concessão.
 

Clique aqui para ter acesso ao PDF com os novos marcos quilométricos da rodovia

 

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Por que serei cobrado pelo eixo suspenso?

A cobrança do eixo suspenso está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na resolução 4.898/2015, da ANTT, e atende à legislação específica sobre assunto, prevista pelo Ministério da Fazenda e fiscalizada por meio das Secretarias Estaduais, em parceria com a ANTT. É necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso.